O CEO da Tesla, Elon Musk, fez o anúncio que os acionistas esperavam desde 2017, quando o caminhão elétrico Tesla Semi foi revelado pela primeira vez em forma de protótipo. Musk diz que a Tesla está finalmente iniciando a produção do Semi, com entregas agendadas para 1º de dezembro, quando a Pepsi receberá os primeiros caminhões.
"Animado para anunciar o início da produção da Tesla Semi, com entregas para a Pepsi em 1º de dezembro", foram suas palavras, confiadas como de costume ao Twitter. "500 milhas de alcance (800 km) e superdivertido de dirigir", lê-se em um segundo post. Uma longa espera de 5 anos.
A famosa marca de refrigerantes será capaz de colocar as mãos na mais nova criação de Elon Musk e parceiros. A Pepsi havia encomendado 100 unidades já em 2017, um dia após a apresentação. A promessa do Sr. Tesla era de que o Semi estaria pronto já em 2019, o que, naturalmente, não aconteceu.
Uma série de problemas com o projeto, acompanhados pela pandemia e a atual crise energética, estenderam o prazo até o presente. De fato, a certa altura até se falava de 2023. E isto apesar do fato de que o CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, já estava certo de receber o caminhão há um ano.
De acordo com declarações anteriores, no entanto, o primeiro lote deve ser de 15 unidades. Entretanto, não sabemos se o número está confirmado, porque o tweet do Musk não revela nenhum número, nem há qualquer confirmação do grupo de clientes.
De qualquer forma, quando chegarem, os caminhões elétricos ajudarão a PepsiCo a descarbonizar o transporte entre os centros de produção e os varejistas, que responde por cerca de 10% de suas emissões.
Enquanto isso, a empresa já instalou os primeiros Megachargers na fábrica de Modesto da marca Frito Lay. Eles recarregam até 1,5 MW de potência e são produzidos na Giga Nevada, junto com o próprio Semi. Agora eles podem finalmente entrar em funcionamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos